Será que sabes mesmo tudo sobre a doação de medula?
MITOS ❌
A doação de medula óssea é muito dolorosa;
A inscrição como dador de medula é difícil e demorada;
A doação de medula tem custos para o dador;
Doar é perigoso e envolve abrir ou remover osso.
VERDADES ✅
- A inscrição como dador de medula é simples, sendo necessário apenas preencher um inquérito e colher uma amostra de sangue;
- Na maioria dos casos o procedimento para a doação de medula é não cirúrgico e indolor;
- A doação de medula é totalmente gratuita para o dador, sendo as despesas ressarcidas;
- A punção óssea ocorre apenas em 5% dos casos e não implica a remoção do osso. Ambas as tipologias de colheitas são seguras para os dadores.
O que é o transplante de medula óssea?
Para realizar-se o transplante de medula óssea, inicialmente deve-se realizar testes a fim de constatar-se a compatibilidade entre o dador e o recetor. Após isso, inicia-se os procedimentos. O dador será submetido à retirada da medula em um processo realizado no centro cirúrgico e sob anestesia. O procedimento consiste em realizar várias punções nos ossos posteriores da bacia e a aspiração da medula.
O paciente que receberá o transplante, por sua vez, é submetido a um tratamento que destrói completamente sua medula. Ele receberá então a medula sadia em um processo similar ao da transfusão de sangue. As células da medula óssea sadia entram na corrente sanguínea, alojam-se no local da medula óssea que foi destruída e restabelecem a produção normal de células sanguíneas.
Os dois tipos de colheita
Punção da Medula Óssea
É um procedimento em que uma pequena amostra líquida da medula óssea é aspirada para análise. É um exame que tem como objetivo verificar o funcionamento da medula óssea a partir da análise das células sanguíneas produzidas.
- Realizado geralmente no osso ilíaco (quadril) ou, menos frequentemente, no esterno.
- É aplicada anestesia local no local da punção.
- Uma agulha especial é inserida no osso para aspirar uma pequena quantidade de medula óssea.
- O material é enviado para análise microscópica para verificar a morfologia das células e identificar anormalidades.

Aférese de Células
A aférese de células, consiste em colher seletivamente uma pequena percentagem de um componente sanguíneo (plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma), com a ajuda de um aparelho automático (separador celular), sendo os restantes componentes sanguíneos restituídos ao dador, através da mesma agulha.
Este tipo de colheita é particularmente importante para os doentes que recebem frequentemente transfusões de plaquetas, bem como os que são submetidos a transplante de medula óssea ou a quimioterapia agressiva, como nas leucemias e linfomas. A quantidade de plaquetas obtidas é equivalente a uma dose terapêutica.
